8 guitarristas que tocaram o hino nacional dos EUA

Inserido em: 04 de July de 2017 / Modificado em: 24 de August de 2017

Hoje, 4 de julho, é celebrado o Dia da Independência nos EUA. Essa data se tornou feriado nos EUA em celebração à Declaração da Independência, assinada em 1776. Em todo o país as pessoas se organizam e realizam diversos desfiles e fogos, com os tradicionais fogos de artifício.

O americano é um povo muito patriota e tem muito orgulho das suas conquistas. Por isso a execução do hino nacional do país é algo muito respeitado e que traz uma grande emoção para todos.

Uma tradição já bastante conhecida, é a execução do hino nacional antes do início de eventos esportivos como o futebol americano, beisebol, hóquei entre outros. E, como o americano e muito bom em organizar grandes eventos, criou-se outra tradição, que é a execução do hino nacional por grandes estrelas da música.

Selecionamos 8 guitarristas que já tiveram a honra de receberem esse convite e inseriram seus estilos únicos durante a execução de um dos mais famosos hinos nacionais do mundo.

Confira abaixo!

1. Jimi Hendrix

Essa interpretação do hino nacional dos EUA pelo Jimi Hendrix é, provavelmente, a mais famosa de todas. Ocorreu em 1969 durante o Woodstock!

2. Slash

Slash apresentou sua versão do hino nacional com sua tradicional Gibson, seu timbre de rock dos anos 90 e um pedal Wah.

3. Metallica

A banda esteve presente na final da Stanley Cup de 2016 disputada entre o San Jose Sharks e o Pittsburg Penguins. Para tocar o hino, James Hetfield e Kirk Hammett entraram na quadra antes da partida.

4. Steve Vai

O guitar hero Steve Vai também já fez a sua versão. E claro, não tinha como ele simplesmente tocar o hino. Esse vídeo é de 1990 e aconteceu durante o Rock 'n' Jock" que foi um programa da MTV americana que misturava atores, músicos e esportistas profissionais para alguns eventos esportivos. Interessante observar a reação das pessoas nesse vídeo e também todas as técnicas utilizadas pelo Steve Vai como palhetada, ligados, alavanca, two hands...e uma parede de Marshall!

Ah! Segundo diz a o texto descritivo do vídeo, a guitarra que o vai arremessou pra longe no final, foi agarrada pelo roadie e está viva e bem. Ufa!

5. Joe Satriani

Joe Satriani, o professor do Steve Vai, entrou em campo em 2013, antes da partida entre Oakland Raiders e Tennessee Titans. A interpretação dele é mais simples, mas linda e impecável com sua Ibanez prateada. Sim, no final ele incrementa bastante!

6. Malmsteen

Malsteen apareceu para o rock trazendo toda a influência da música erudita para as suas melodias. Um guitarrista que possui uma velocidade impressionante e com uma precisão extrema na execução das notas. Apesar de utilizar os arpejos com certo exagero (às vezes) os ligados e a melodia original do hino foram muito bem valorizados nessa execução.

Essa performance do Malmsteen é de 2011, na abertura da partida entre St. Louis Cardninals e Florida Marlins.

7. Zakk Wylde

Para abertura da partida entre Denver Nuggets e L.A. Lakers, Zaak Wylde visitou a quadra com a tradicional bullseye e colocou seu estilo de ponta a ponta no hino nacional.

8. Nita Strauss

A guitarrista Nita Strauss ficou muito famosa com a banda Iron Maidens, formada apenas por mulheres em tributo ao Iron Maiden.

Em 2014 ela estourou de vez, quando substituiu a guitarrista Orianthi na banda de Alice Cooper. Nita Strauss já figurou na primeira posição da lista das "10 guitarristas femininas que você deveria conhecer", publicada pela revista Guitar World. Tanto talento tem uma explicação no DNA: ela vem de uma longa linhagem de músicos e, um de seus ancestrais, é ninguém menos do que o famoso compositor austríaco Johann Strauss.

Essa é uma apresentação bastante recente, gravada em 20 de maio deste ano. A interpretação dela é bem suave, mas mostra a intimidade enorme que ela tem com a guitarra assim como sabe valorizar a melodia e as pausas.

Por conta da empolgação do apresentador e do público, a performance dela demora um pouco para começar neste vídeo. Inicia exatamente aos "1:44". Aliás, você poderá conferir a Nita Strauss ao vivo nos shows do Alice Cooper em setembro no Rock in Rio e no festival São Paulo Trip. Ambos ocorrem em setembro.


Valeu!
Equipe Central Muzic

Leia também


Semana Nacional do Ensino da Música

A Central Muzic vai levar o Stage Truck para as ruas como forma de apoio à Semana Nacional do Ensino da Música, promovido pela ANAFIMA. Confira a programação de shows gratuitos em São Paulo!

10 Casais Famosos do Mundo da Música

Casais que ficaram famosos histórias de amor, relações conturbadas e parcerias de grande sucesso. Confira!